Relatório final da Unidade Móvel SESC aponta público alcançado pela ação.

A equipe da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II disponibilizou o relatório final dos atendimentos realizados em Catanduvas, de 19 de setembro a 4 de novembro. No total, 226 mulheres realizam mamografias, 284 exames citopatológicos e 10 atividades em educação a saúde.

As atividades de educação a saúde atingiram um público de 317 pessoas e foram executadas nas escolas municipais Alfredo Gomes, Agostinho Marcon e Professor Vitoldo Alexandre Czech e também na Escola Estadual Irmã Wienfrida. As atividades em cada unidade foram diferenciadas e atingiram públicos diferentes como estudantes e também agentes comunitários.

Entre os temas abordados: higiene pessoal e autocuidado; autocuidado e trabalho em equipe; puberdade e mudanças corporais; atividade física e bem estar; gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, os funcionários da administração municipal participaram de uma atividade física e bem estar, assim como 25 trabalhadores da BRF estiveram presentes a uma ação que teve como tema “autocuidado e o outubro rosa”.

Segundo o relatório, 20 mulheres de Catanduvas faltaram ao horário agendado da mamografia e 39 ao exame citopatológico. “Vamos trabalhar na conscientização da nossa comunidade para que esses números cheguem a 0. Isso porque quando a pessoa falta a um exame tão importante, tira a vez de outra pessoa. Por isso, nossa campanha é para que as pessoas avisem com antecedência de até 24 horas quando não puderem comparecer, através do whatssApp (49) 9155-7335 inclusive para transporte fora de domicílio”, destacou a secretaria Marisete Luvison Marcon.