Concursos para as Polícias Civil e Militar estão com inscrições abertas até outubro
Estão abertas desde o dia 8 de setembro as inscrições para o concurso público da Polícia Civil de Santa Catarina. Além disso, os interessados em ingressar na Polícia Militar também já podem realizar as inscrições. O prazo máximo para se inscrever no concurso da Polícia Civil é 22 de outubro. Já os aspirantes a uma vaga na Polícia Militar devem se inscrever até o dia 5 de outubro. Ao todo, são 1997 vagas para a Polícia Militar, entre oficiais e soldados, e mais 613 para a Polícia Civil, nas carreiras de escrivão de polícia, agente de polícia e psicólogo policial.
Na PM, vale ressaltar que as inscrições para o curso de formação de oficiais, abertas ainda em 23 de agosto, se encerram em 1º de outubro. Já para o curso de formação de soldados, o prazo é o dia 5 de outubro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço www.pmsc.ieses-sc.org.br. O concurso está sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses).
Há 139 vagas para o curso de formação de oficial. Destas, 131 estão destinadas a homens e oito para mulheres. Entre as exigências, aparecem diploma de bacharel em direito e mínimo de 18 anos e máximo de 29, até o último dia de inscrição. Além disso, a altura mínima é de 1,65m para os homens, e 1,60m para as mulheres. A taxa de inscrição é de R$ 120.
Para a carreira de soldado, a PM tem 1.746 vagas para homens e 112 para mulheres, num total de 1858. A novidade é a exigência de no mínino curso de bacharelado ou licenciatura plena, obtido em estabelecimento universitário de graduação superior, em qualquer área de conhecimento.
O concurso para a Polícia Civil está oferecendo 361 vagas para a carreira de agente de polícia, 185 para escrivão de polícia e 67 voltadas a psicólogos. Para se inscrever, é necessário ser maior de 18 anos, ter nível superior em qualquer curso de graduação e conduta ilibada. A taxa de inscrição é de R$ 100.
Os interessados devem acessar o site www.acafe.org.br, link inscrições on-line. A organização do concurso é de responsabilidade da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (ACAFE). O processo de seleção está dividido em cinco fases: prova escrita, de capacidade física, avaliação psicológica, exame toxicológico e investigação social.