Mês alusivo à Prevenção ao Suicídio foi efetivado com diversas ações no Município.
Mês alusivo à Prevenção ao Suicídio foi efetivado com diversas ações no Município.
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, as ações de prevenção acontecem o ano todo, no entanto, neste mês ações pontuais simbolizam e tem por objetivo a mobilização da sociedade em prol dessa causa.
O ESF Sayonara desenvolveu juntamente com a Psicóloga Caroline Maestri e a enfermeira Simone Krause, na segunda semana do mês, falas sobre o tema.
O ESF Cardozo, juntamente com a Psicóloga Adelita Haro, desenvolveu a Roda de Conversa sobre a Prevenção do Suicídio, com objetivo de reforçar a importância de se falar sobre a saúde mental, olhar para si mesmo, acolher-se.
As psicólogas Gislaine da Silva e Franciele Butzen em parceria com a psicóloga Patricia Dry Morais, psicóloga do CREAS, em uma ação da Rede de Proteção do Município de Catanduvas com as Secretarias da Saúde, Assistência e Educação, realizaram dois momentos de Encontros de Pais onde trouxeram reflexões acercas do Impactos dos Diagnósticos na Família, Setembro Amarelo e Protocolo de Psicologia SUS.
Os encontros de pais aconteceram nos dias 20/09/2023 nas dependências da Escola Vitoldo Czeck e no dia 26/09/23 nas dependências da Escola Augustinho Marcon.
No dia 26, também aconteceu uma palestra com a Psicóloga Franciele Butzen na escola Augustinho Marcon, para os estudantes dos quintos anos, com o tema relacionado a Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio.
Nos grupos terapêuticos (Grupos de Saúde Mental, Grupo de Luto, Grupo de Dores Crônicas, Grupo de Caminhada e Grupo de Adolescentes) existentes no município o tema foi abordado durante o mês, bem como esse também foi o tema abordado pelas ACS – Agentes Comunitárias de Saúde em suas visitas domiciliares a nível de município.