Agentes de saúde e endemias de Catanduvas concluem qualificação

Na terça-feira, dia 3, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores a formatura do curso técnico de agentes de saúde e endemias do município de Catanduvas. Vinte agentes de saúde e um agente de endemia receberam o certificado. Na oportunidade o prefeito municipal Dorival Ribeiro dos Santos (MDB) falou sobre a importância da qualificação e se disse feliz em observar a alegria dos agentes com o recebimento dos certificados de conclusão.
O Projeto Saúde com Agente foi desenvolvido através da parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o Ministério da Saúde, Conasems e apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da formação é melhorar os indicadores de saúde e a qualidade dos serviços de atenção primária.
O curso teve duração de 11 meses. Conforme a secretária Marisete Marcon, “com a conclusão das disciplinas teóricas as agentes de saúde e a agente de endemias tiveram a oportunidade de conhecer e aprender assuntos importantes para a saúde da comunidade. Essas atividades foram acompanhadas pelo tutor Paulo Cristian Oliveira Carvalho que esclarecia dúvidas, estimulava a participação nos fóruns, e coordenada as tarefas teóricas”.
As atividades práticas, que algumas disciplinas exigiam, foram acompanhadas e avaliadas pela enfermeira Aline Romanini Dahmer que atua no município. Nessas atividades os agentes puderam usar da criatividade e colocar em prática os conhecimentos adquiridos, instigando a participação em diferentes cenários de atuação (escolas, visitas domiciliares, unidade de saúde, grupos de educação em saúde).