Caminhada e Blitz reforça trabalho pelo fim da violência contra a mulher
A Secretaria de Assistência de Assistência Social de Catanduvas realizou na quarta-feira, dia 23, a Caminhada e a Blitz do Agosto Lilás. O evento foi repleto de simbologia com flores e borboletas lembrando o mês de luta pelo fim da violência contra a mulher.
Vale destacar que o mês de agosto é o escolhido porque no dia 07 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha e a cor lilás faz referência ao movimento pelo voto feminino ocorrido há mais de 100 anos.
O objetivo dessa e outras ações realizadas durante todo o mês de agosto é o de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência, incentivando as denúncias de toda e qualquer forma de agressão contra a mulher.
Aumento da violência: Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram no Brasil durante o ano de 2022. Essa triste conclusão foi revelada por uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022. A pesquisa inclui todas as formas de violência contra as mulheres, desde xingamentos e ameaças até feminicídios, passando por violências psicológicas.
Batizado de “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil”, o estudo concluiu que cerca de 50 mil mulheres sofreram algum tipo de violência a cada dia no ano passado. A pesquisa apontou que um terço das mulheres brasileiras já sofreu algum episódio de violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida. Esse índice foi apurado pela primeira vez e é mais alto que o registrado globalmente (27%), em um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021. Quando incluídas as violências psicológicas, o número de mulheres brasileiras que já sofreram episódios de violência sobe para 43%.