Secretaria de Educação de Catanduvas realizou ação no combate à exploração sexual infantil

“Ação foi efetuada em parceria com os alunos do curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo do SENAI/Luzerna”

O município de Catanduvas, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou diversas atividades com foco no dia 18 de maio, que é a data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A ação visando o enfrentamento e a prevenção ao abuso e a exploração sexual foi efetuada em parceria com os alunos do curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo do SENAI/Luzerna. Atividades educativas e lúdicas envolveram as crianças nas referidas ações como forma de trazer consciência sobre o tema.

As atividades foram realizadas nos períodos matutino e vespertino, aos alunos dos 4º e 5º anos, das escolas da Rede Municipal de Ensino (EMEB Alfredo Gomes, EMEB Augustinho Marcon e EMEB Professor Vitoldo Alexandre Czech).

História: Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação de direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.