Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes

18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Esquecer é permitir, lembrar é combater.

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo o dia 18 de Maio estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Em alusão a esta data, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, na última quinta-feira, dia 25 de maio, em parceria com os alunos do SENAI Luzerna do curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo, realizou atividades educativas e lúdicas envolvendo as crianças nas referidas ações como forma de trazer consciência sobre o tema.

As atividades foram realizadas nos períodos matutino e vespertino, aos alunos dos 04º e 05º anos, das escolas da Rede Municipal de Ensino (EMEB Alfredo Gomes, EMEB Augustinho Marcon e EMEB Professor Vitoldo Alexandre Czech).

Ressalta-se que a referida campanha é de primordial importância e tem como objetivo sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Um pouco da história:

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação de direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000,  como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.