Prefeitura de Catanduvas já trabalha com programa que visa transparência das ações

Um sistema online, aonde qualquer usuário em frente a um computador, com acesso à internet, pode saber de maneira detalhada os destinos das verbas arrecadadas pelo município. Esta é a ideia que vem sendo trabalhada desde meados de 2009 pela Prefeitura de Catanduvas. A transparência das ações ainda não está efetivamente implantada, mas os passos para isso ocorrem de forma prática já há cerca de dois meses.

Desde abril, setores como a Saúde, Educação e Transportes utilizam um método informatizado para gerenciar todo o trabalho desenvolvido. Em fase inicial, o objetivo é integrar, em um único sistema, um dossiê de informações da administração municipal, desde a compra de uma simples caneta até a aquisição de um novo veículo, ou o investimento em uma obra de grande porte.

O responsável por toda a parte de análise e desenvolvimento do projeto, Ronaldo Ferreira da Silva, explica que o processo é gradativo e deve ser ampliado ao passar dos meses. Segundo ele, o Serviço de Atendimento Interno (Sai), nome que denomina o programa, irá contar ainda com um Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac). Futuramente, Ronaldo diz que a comunidade vai poder, através da internet, até mesmo agendar uma consulta no Posto de Saúde.

Quanto ao acesso dos dados no quesito transparência, Ronaldo fala que o recurso ainda não está disponível, mas deve ser liberado aos poucos. “Por enquanto, está funcionando a parte de controles internos”, informa. Com a liberação de um canal online, para o acesso às ações da administração, ele aponta que tudo vai ficar disponível para a comunidade acompanhar a aplicação dos recursos públicos.

Conforme a prefeita de Catanduvas, o prazo para que todos os setores públicos operem através de um sistema em que a população tenha acesso ao gerenciamento dos recursos se encerra em 2012. “A partir disso, não poderá mais haver nada que não esteja informatizado. Eu gosto de trabalhar assim, acho que a transparência é a melhor coisa. Dentro disso, você fica sabendo tudo o que está sendo investido e planejando. É uma forma de a população saber onde, de fato, está o dinheiro. É um programa que vem só para melhorar”, considera.