Rede estadual de ensino terá 6ª série de nove anos

Após entendimento entre o estado e município, a rede estadual de ensino teve mudanças em Catanduvas. A partir de 2011, os alunos que estão na 4ª série do Ensino Fundamental de oito anos irão para a 6ª série de nove anos. O que, de acordo com o secretário de Educação tem a mesma metodologia de ensino da 5ª série de oito anos, que hoje é oferecido no município na rede estadual.

Os alunos que hoje freqüentam a 4ª série de nove anos continuarão na 5ª série na rede municipal de ensino e a partir de 2012 irão para a 6ª série de nove anos na rede estadual.

O secretário de Educação, Clóvis De Lucca explica que em 2007 a Secretaria de Educação do Município deveria ter feito a modificação na sua totalidade. "Hoje, o município conta com dois sistemas, sendo a 4ª série de oito anos e a 4ª série de nove. Como o Estado não oferecerá mais a 5ª série de oito anos em 2011, a Rede Municipal de ensino, que conta com 161 alunos que teriam que ir para 5ª série de oito anos, através de um entendimento junto a GEREI e Secretaria de Educação do Estado e Município e o Conselho Estadual de Educação foi criado a 6ª série de nove anos no Colégio Estadual Irmã Wienfrida, para atender esta demanda", explica.

Clóvis diz ainda que agora há uma preocupação dos pais por esses alunos que estariam na 4ª série e que vão para a 6ª série. "Mas não é que aumentou um ano de estudo, na verdade, antecipou a entrada na 1ª série do Ensino Fundamental. Antes entrava com sete anos, agora entra com seis", finaliza o secretário.