Catanduvas pede apoio do Estado para manter hospital aberto 24 horas

Um documento reivindicando melhorias para a área de Saúde no município de Catanduvas foi entregue ao secretário estadual da pasta, Dalmo Claro de Oliveira, na última sexta-feira, dia 22. A administração do município aproveitou a passagem da comitiva do governo do Estado por Joaçaba para apresentar as reivindicações.

Segundo o documento, a ideia é formar uma parceria entre os dois governos, municipal e estadual, para que um atendimento especializado seja implantado no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Catanduvas. Com isso, a unidade poderia passar a atender municípios da região, viabilizando a contratação e manutenção de uma equipe médica.

De acordo com a secretária de Saúde de Catanduvas, Elizete Cardoso da Silva, Dalmo foi convidado a conhecer as instalações do hospital. Segundo ela, a intenção é conseguir a parceria do governo para manter a unidade aberta 24 horas. "Hoje funciona das 7 às 21 horas. Depois deste horário os casos são encaminhados para o Hospital Santa Terezinha de Joaçaba, onde temos um convênio".

O hospital de Catanduvas tem hoje um centro cirúrgico e obstétrico desativado já há seis anos. A estrutura é composta por 30 leitos, um raio X também desativado, salas de observação, de pequenas cirurgias e dois consultórios. Além disso, o espaço oferece uma sala para curativos e duas administrativas. Há também farmácia e equipamentos básicos de emergência.

Conforme a secretária, caso um acordo seja firmado, as possibilidades mais reluzentes são de especializações na área de psiquiatria ou geriatria.