Comunidade de Joaçaba quer fazer parte de Catanduvas
Insatisfeita e reclamando da atenção prestada pela administração de Joaçaba, a comunidade de Nova Petrópolis está realizando um abaixo-assinado para se desmembrar do município e passar a fazer parte de Catanduvas. Na sessão da Câmara de Vereadores de Catanduvas de segunda-feira, dia 22, representantes da comunidade discutiram o assunto com o Legislativo.
O presidente da Casa, Marcio De Lucca, explica que o interesse da comunidade é vir para o município para ampliar as perspectivas de crescimento. "Melhor qualidade de vida das pessoas, tanto na parte social, quanto econômica. Hoje, a maioria das pessoas desta comunidade já faz parte de Catanduvas, em termos de participação na parte econômica: nas compras, trabalhos e negócios; e na parte social: com as amizades e eventos".
Ele não esconde o otimismo e acredita numa real possibilidade de a comunidade realmente passar a fazer parte de Catanduvas em breve. "Eu acho que os representantes políticos de Joaçaba vão ter o bom senso e entender os anseios desta comunidade", confia.
Nova Petrópolis, segundo o presidente da Câmara, fica a menos de dez quilômetros de Catanduvas e está mais perto do município do que propriamente de Joaçaba. Ao todo, são cerca de 600 moradores. "Para Catanduvas seria muito interessante porque nós passaríamos a quase dez mil habitantes e a ter mais arrecadação no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), com aumento em torno de R$ 150 mil mensais", ressalta.
Ainda não há data para uma nova reunião. Entretanto, Marcio estima que após a conclusão do abaixo-assinado, um novo encontro deve acontecer. Além disso, ele aproveita para lamentar algumas declarações agressivas feitas por lideranças políticas de Joaçaba. "Tivemos, infelizmente, algumas declarações das nossas lideranças políticas de Joaçaba, que atacaram, faltando até com diplomacia, à administração do nosso município".
A discussão deve ganhar novos capítulos em breve. Se depender do Legislativo de Joaçaba, ainda no início deste mês, os vereadores foram unânimes em dizer que serão contrários ao desmembramento, caso o assunto chegue para votação na Câmara. Já o presidente do Legislativo de Catanduvas assegura que o município está de "braços abertos para receber Nova Petrópolis".