Prevenir é o melhor remédio

            Com a chegada da nova estação, o outono, na quarta-feira, dia 20, as temperaturas já começam oscilar. Com isso, a atenção com a prevenção de doenças deve redobrar. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Catanduvas lançou algumas dicas de prevenção e informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

            A 15ª edição da campanha acontece de 15 a 26 de abril, sendo que no dia 20 acontece a mobilização nacional. Serão imunizadas nesta primeira etapa, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, gestantes, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, idosos (acima de 60 anos de idade), pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde) e presidiários.

           De acordo com a secretária de Saúde, Elizete Cardoso da Silva o objetivo é orientar a comunidade, tanto para a campanha como para prevenção. "Alguns grupos do público alvo necessitam de prescrição médica para serem imunizados, como é o caso de portadores de doenças crônicas, já cadastrados em programas de controle do SUS, ou atendidos na rede privada e conveniados", explica.

          Entre as doenças crônicas, que fazem parte deste quadro, está a asma, a bronquioectasia, doença cardíaca congênita e isquêmica, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, insuficiência cardíaca, paciente em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, hepatites crônicas, cirrose, diabetes tipo I e II em uso de medicamentos, indivíduos com paralisia cerebral, AVC, esclerose múltipla, deficiência neurológica grave, transplantados órgãos sólidos e medula óssea, entre outras.

          Como método de prevenção, as principais medidas são a higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, tocar os olhos e boca, evitar ambientes fechados com aglomerações, manter os ambientes ventilados e que receba luz.