Nota de Esclarecimentos Sobre o Cancelamento da Festa do Chimarrão

No dia 28 de junho de 2013, a Prefeita Gisa Aparecida Giacomin se pronunciou através da Rádio Catanduvas FM sobre o cancelamento da Festa do Chimarrão.

Acompanhe a nota:

Prezados Catanduvenses.
É com enorme prazer que me dirijo à todos, para juntos, analisarmos num contexto mais amplo, o que vem ocorrendo a nível nacional.
Dizer a todos, que aquele que um dia pensou que nosso povo era um povo desantenado e desinformado, com certeza, estava muito alheio a tudo que vem ocorrendo.
Os tempos são outros, as necessidades e prioridades dos cidadãos são outras e, principalmente a expectativa com relação a um futuro melhor ganha espaço cada vez maior, especialmente, entre os jovens de todas as classes sociais.
Passada a fase de aceitar tudo de forma passiva. Surge, então, a ida às ruas, o clamor das suas reivindicações e demonstram claramente que este é o momento certo.
Hoje, principalmente através das manifestações, demonstram que o momento é muito mais do que um simples descontentamento, mas sim a revolta com relação a vários fatos que envolvem, principalmente, os setores públicos.
Demonstram, ainda que este movimento, sempre esteve e estará pautado na dignidade, honestidade e no compromisso social.
Dizer a todos que estamos de pleno acordo com este tipo de manifestação. Pois elas tem sido conduzidas de forma clara, consciente, e sobretudo, apartidárias, que tem na sua essência uma causa justa.
Não quero me promover, somente dizer que também estou indignada com um monte de coisas ruins que estão acontecendo no Brasil.
É pra isso também que estamos aqui, não como política, mas como catanduvense.
Para afirmar que lutamos dia-a-dia para que Catanduvas se torne uma cidade com qualidade de vida cada vez melhor. Mesmo diante de tantas adversidades e o presente pessimismo daqueles que querem, a todo momento, desvirtuar nosso foco com mentiras sem qualquer fundamento, que prazerosamente vibram quando alguma coisa não dá certo, mesmo assim, não vamos nos abater. Pelo contrario, nossa vontade é querer realizar tudo o que for possível, sem imaginar que com isso teremos um Município pronto e acabado.
Nossa cidade precisa crescer em todos os sentidos e de forma continuada. Há um compromisso, e este iremos honrar, pois o povo nos confiou esta missão.
Portanto, vamos juntar forças, respeitar todo aquele que quer de certa maneira manifestar seu pensamento. Sejamos capazes de refletir sobre eventuais críticas, crescer com isso, e ter sempre como aliado o nosso povo, pois através dele é que saberemos quais as suas verdadeiras necessidades.
Se existem dificuldades no caminho, estas deverão ser discutidas e redimensionadas sempre com um olhar voltado àquilo que determinamos como prioridade.
Vamos optar e aplicar o dinheiro que iria para a festa, na instalação de 10 câmeras de vigilância na cidade e garantir o transporte dos acadêmicos durante este ano.
Saúde, Educação, infraestrutura, segurança, etc, sempre foram e são pautas de discussão no sentido de ampliar e melhorar o seu atendimento.
Dizer a todos que tínhamos algumas atividades já programadas, para este ano, e que em virtude dos investimentos já realizados no primeiro semestre e, principalmente em relação a arrecadação deverão ser repensadas.
Deixamos de realizar a Festa do Chimarrão para continuar com a qualidade na educação, na saúde e no transporte.
A quanto tempo, esperamos por uma segurança mais presente e eficaz no nosso município?
Portanto, afirmo: É muito melhor atender mais dignamente estes setores, fazendo um pouco de sacrifício, e reprogramando a realização da Festa do Chimarrão.
Assim, tenho plena convicção, de que os catanduvenses compreenderão o que estou falando. Estamos em meio a uma transição, que pode ou não ser grave. E isso dependerá, decisivamente, de quem está a frente da administração do setor público.
Outras Edições da Festa do Chimarrão virão, e serão coroadas ainda mais de pleno êxito, porém, a edição deste ano, infelizmente não ocorrerá.
Não posso deixar de registrar aqui a compreensão unânime e responsável de todos aqueles que organizam a festa a cada dois anos. Em especial aos ervateiros, que através deste evento podem estar levando além fronteiras a marca de um dos produtos mais nobre de nossa economia.
Agradeço, ainda, a Rainha e Princesas da Festa do Chimarrão e seus familiares, pela compreensão. E lembrá-las que elas continuarão representando a beleza do nosso Município.
Por fim, dizer a todos que outras ações serão tomadas, talvez não venha a contentar todos, porém, faz-se necessário e somente o tempo nos dirá se estávamos corretos ou não.
A todos o meu agradecimento, sabendo que a grande maioria das pessoas pensam como nós. Principalmente as pessoas que torcem para que tudo dê certo e que Catanduvas posso estar se destacando cada vez mais.