Escola em Tempo Integral: município aguarda retorno do PAR

 

A construção da tão esperada escola em tempo integral de Catanduvas, solicitada ainda em 2010 pelo município vai ter que esperar. O motivo é o término do prazo do Plano de Ações Articuladas – PAR, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Em junho deste ano o pedido da escola será lançado novamente no programa.

Conforme explica o Secretário de Educação Clóvis De Lucca, o município atendeu a todas as diligências requisitadas pelo PAR, porém,  enquanto justificava as solicitações, o prazo se encerrou sem retorno do plano. “Tivemos que coletar várias documentações sobre o terreno, para comprovar área urbana e após uma denúncia tivemos que comprovar o corte de vegetação não nativa entre outros pontos. Após sanar todas as diligências, ficamos aguardando o retorno do PAR, o que não aconteceu”, lamenta De Lucca.

O secretário diz ainda que o terreno adquirido para a construção da escola no término da Rua Pedro Ascoli, no Loteamento Cardoso foi resultado da devolução de R$ 100 do Legislativo, em 2013. “Lamentamos a demora, mas em contrapartida já estamos com 30% em tempo integral no município, que são as creches e Educação Infantil, sendo que só poderemos atender mais se o Governo Federal liberar recursos para construção da escola”, explica.

Agora, após a aprovação das Adequações do Plano Municipal de Educação o município vai lançar novamente a solicitação da escola no PAR, que será aberto a partir de junho deste ano. “Temos até 25 de junho para aprovar o projeto, para depois poder lançar novamente os pedidos no PAR. O plano é lançado a cada quatro anos e leva em consideração a demanda dos municípios. Acreditamos que não houve a análise do nosso município pelo PAR. Além da construção da escola, está incluso a solicitação de reformas das escolas, oferecendo acessibilidade”, finaliza De Lucca.