Plano Municipal de Educação de Catanduvas é aprovado

O Projeto de Lei que aprova o Plano Municipal de Educação de Catanduvas foi aprovado, por unanimidade pelo Legislativo na segunda-feira, dia 15. As adequações inclusas no plano são válidas até o ano de 2024. A lei deve ser sancionada ainda nesta semana, já que o prazo para a adequação encerra no próximo dia 24.

Conforme explica o Secretário de Educação Clóvis De Lucca, a adequação do Plano Municipal de Educação iniciou em Catanduvas em dezembro de 2014 e agora, com sua aprovação, revoga o plano anterior, aprovado em 2013. Após as conferências municipais e fóruns organizadas por uma comissão formada por 12 membros, elaborou-se o plano em conformidade com as adequações exigidas pela Lei Nacional 13.005, de 25 de junho de 2014, sendo aprovado nesta semana.

“O plano vem para ser cumprido, pois é uma lei e precisa do apoio da sociedade, das secretarias e conselhos municipais de educação para que aconteça uma educação de qualidade. Esperamos que no final tenhamos atingido todas metas contempladas no plano”, ressalta De Lucca.

Entre as 20 metas de adequação que estão inclusas no Plano Municipal de Educação, o secretário salienta a importância de três, sendo:

– Investimentos em Educação. “Todo o país clama e com o Plano Nacional de Educação os investimentos de 10% do Produto Interno Bruto – PIB em Educação, até o final do plano, foram contemplados. Até 2020 serão investidos 7% e até 2024 chegando a 10% em investimentos. Hoje se investe em torno de 5%”, explica;

– Valorização do Professor. “Valorizar o profissional, oportunizar a capacitação continuada e os investimentos no plano de carreira, tanto de professores que trabalham na rede estadual quanto municipal de educação”, ressalta.

– Acabar com o analfabetismo. “Temos o compromisso de acabar com o analfabetismo e a evasão escolar no país, tanto de crianças, como adultos”, finaliza De Luca.