PROCON de Catanduvas faz alerta sobre compra de produtos e serviços

Desde que foi implantado em Catanduvas, em abril deste ano, o PROCON registrou uma média de 80 atendimentos. Entre os principais motivos da busca pelo órgão estão reclamações contra operadoras de telefonia fixa e de internet. Outra situação comum é a venda abusiva para idosos.

Segundo a responsável pelo órgão Franciele Dias dos Santos, a cada três reclamações, duas são neste sentido. “Na maioria dos casos, as pessoas relatam que um produto apresentou defeito e a empresa não realiza o reparo. Além disso, muitos reclamam de mudanças de planos telefônicos sem o consentimento do consumidor”, diz Franciele.

Ela diz ainda que ao entrar em contato com as empresas, o desrespeito é igual ao consumidor. “A ligação, feita pelo PROCON á empresa que está sendo citada pelo consumidor dura em medida de 40 minutos a uma hora. É importante que as pessoas tomem cuidado ao receber ligações de operadoras de telefonia. Deve ser deixado claro que não se quer realizar mudanças de plano ou outras solicitações”, explica.

O órgão faz um alerta também tanto para os idosos, quanto para a família do idoso. “Os familiares devem alertar os idosos para não receber sozinhos vendedores de produtos e serviços, como por exemplo, de empréstimos consignados. É importante que a família dialogue com o idoso e tome o cuidado necessário para não ocorrer situações assim”, finaliza Franciele.

O PROCON serve para orientações e também defende os consumidores contra abusos praticados por fornecedores de bens e serviços. O atendimento é sigiloso e individual e sua principal função é o encaminhamento de reclamações e solucionar problemas relacionados ao consumo a fim de evitar intervenções jurídicas.

O horário de atendimento do PROCON de Catanduvas é das 13h00 as 19h00 na Prefeitura Municipal, sendo que são atendidos somente consumidores do município.

Franciele salienta que para realizar a reclamação no órgão é preciso estar munido da Nota Fiscal de compra do produto.