Catanduvas em alerta: focos de dengue confirmados

As Secretarias, de Saúde e Infrarestrutura, de Catanduvas vem realizando o mutirão contra a dengue, desde do dia 15 deste mês. Já foram encontrados três focos do mosquito Aedes aegypti, no centro da cidade. Enviados para análise, foram confirmados e isso deixa o município em alerta.

Na primeira semana de trabalho já havia sido encontrado um foco do mosquito da dengue, durante a operação feita no centro de Catanduvas. Os outros dois focos do mosquito Aedes Aegypti foram encontrado no Cemitério Municipal.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, será feita uma atividade de delimitação do foco nas áreas pertencentes e uma pausa no mutirão em virtude que precisam de mais pessoas realizando esse trabalho que é prioridade.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Proliferação. “É necessário que a população colabore vistoriando os terrenos e casas e separando os objetos que acumulem agua a fim de não contribuir com a proliferação do mosquito transmissor”.

A Dengue é uma doença viral, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Este mosquito transmite outras doenças, como: Febre Amarela, Chikumgunya e Zika, estas doenças podem trazer severas complicações inclusive a morte.