Catanduvas realizou a 14° Conferência Municipal de Assistência Social.

A 14° Conferência Municipal de Assistência Social de Catanduvas foi realizada na sexta-feira, dia 30, no auditório do Colégio Augustinho Marcon. O objetivo da Conferência Municipal de Assistência Social, é avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.360/2012 que criou o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Este ano, o tema central da conferência foi Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.

O prefeito municipal Dorival Ribeiros dos Santos (MDB) participou do evento, bem como secretários, vereadores, trabalhadores do SUAS, Conselho Tutelar, técnicos que fazem parte da Rede de Proteção e Atendimento, representantes de instituições e usuários atendidos pela Assistência Social.

Na oportunidade Tania Mara Menetto, palestrante Graduada em Serviço Social, deu inicio a Conferência e com a participação de todos foram formuladas propostas para melhor atender a necessidade dos usuários da Assistência Social do município. Os eixos debatidos na conferência foram: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.

Janete Couto, secretária de assistência social de Catanduvas, explicou que “o processo de Conferências de Assistência Social são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias de organização, cuja principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades na Política de Assistência Social para os próximos anos. As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. É o momento onde os usuários, com base em sua realidade, trabalham em propostas, discutindo as questões que são prioridades para essa política pública com o estado”.