Catanduvas realizou a 4ª Conferência Municipal de Saúde

“Evento contou com a participação de 130 pessoas, definiu proposições e delegados para a conferência macrorregional”

Na quarta-feira, dia 22, foi realizada em Catanduvas, no Centro de Eventos Sestílio Bortolon, a 4ª Conferência Municipal de Saúde, sendo essa a etapa municipal da 9ª Conferência Estadual e da 17ª Conferência Nacional. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde e contou com a participação de mais de 130 pessoas com importante representatividade de usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviço em saúde.

As Conferências, que acontecem a cada quatro anos, são espaços de diálogo do governo com a sociedade, visando a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) tendo por objetivo avaliar a situação atual do setor, elaborar propostas que atendam às necessidades da população e definir diretrizes que devam ser incorporadas nos planos plurianuais de Saúde Nacional e Estadual. As conferências permitem também reavaliar e ajustar a Programação Anual de Saúde no município.

O tema central da Conferência em 2023 foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – amanhã vai ser outro dia”. Em Catanduvas, a palestra foi ministrada pelo assessor em saúde Ronaldo Piscini, que apresentou várias informações, reflexões e indagações com intuito de motivar as discussões nos grupos de trabalhos.

Os grupos foram organizados conforme os eixos: I Brasil que temos. O Brasil que queremos; II O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas; III Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e IV Amanhã será outro dia para todas as pessoas. Na plenária final, os grupos apresentaram e deliberaram suas avaliações e proposições, definindo uma proposta por eixo, na esfera estadual e nacional, que segue agora para etapa Macrorregional. Também foram eleitos os delegados titulares e suplentes que estarão participando da Conferência Macrorregional, que será realizada nos dias 4 e 5 de abril na cidade de Campos Novos.

“Foi um momento bem importante de efetivar o controle social para planejamento e fiscalização das políticas públicas, de fortalecimento da participação da sociedade para apresentação de suas propostas, debates e deliberações de suas expectativas em cada nível dos entes federativos. A avaliação final foi bem positiva, pois surgiram propostas muito boas que estarão sendo levadas para a Conferencia Macrorregional, posteriormente estadual e nacional. Agradecemos a todos os membros do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde que se empenharam na organização do evento, e especialmente aos participantes da conferência que exerceram seu papel na busca de melhorias e em defesa do SUS”, destacou a secretária municipal de saúde Marisete Luvison Marcon.