Catanduvas sediou conferência regional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

“Propostas formuladas serão levadas a etapa estadual”
A equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Catanduvas recebeu, no dia 20, as equipes do setor dos municípios vizinhos de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Erval velho, Ibicaré, Água Doce, Treze Tílias e Vargem Bonita, para a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento aconteceu no Centro de Eventos e foi coordenado pelo palestrante Paulo Sérgio Suldovski, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e teve como tema central “cenário atual e futuro na implantação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil inclusivo”.
Cinco eixos principais foram trabalhados, são eles: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiências às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.
A secretária de assistência social de Catanduvas, Janete Couto, explica que nessa etapa municipal foram discutidas e formuladas propostas sobre as necessidades locais da pessoa com deficiência. “Escolhemos os delegados titulares e suplentes que irão nos representar agora na etapa estadual, aonde as propostas serão novamente discutidas e avaliadas. A conferência estadual deve ocorrer entre fevereiro e abril de 2024, sendo que até o dia 20 de maio de 2024 as propostas estaduais e do Distrito Federal devem ser recebidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e em julho ocorre a Conferência Nacional”.