Três mil alunos retornam aos bancos escolares

As aulas nas escolas das redes municipal, estadual e particular de Catanduvas recomeçaram nesta quarta-feira, dia 18. Ao todo, o município tem mais de três mil estudantes, incluindo os que frequentam cursos técnicos e faculdades. Para isso, a cidade conta hoje com sete unidades de ensino, entre escolas do município e estado, Apae e Naes.

Para compor o quadro de professores, de acordo com o secretário de Educação, Clovis De Lucca, nove professores ainda deverão ser admitidos, através de um teste seletivo, com inscrições abertas até o dia 23 deste mês. Além disso, ele expõe que o transporte escolar já funciona normalmente, levando inclusive alunos para Concórdia, Joaçaba e Luzerna.

Neste ano, a secretaria registra um crescimento de até 20% no número de pessoas frequentando cursos profissionalizantes. A situação exigiu da Prefeitura a abertura de uma carta convite, licitando novos ônibus para suprir a demanda. "Hoje, cerca de mil alunos são atendidos pelo transporte escolar, disponibilizado pelo estado e município", informa o secretário.

Clovis ainda aproveita para dizer que a filosofia de trabalho no setor é fazer com que o aluno realmente obtenha o conhecimento científico, "saindo do senso comum e interpretando a realidade que está inserido". De acordo com ele, a criança precisa adquirir o mínimo necessário para construir uma vida sólida, participando ativamente da sociedade, tanto em termos éticos como morais. "Nossa preocupação é oferecer a todos um futuro melhor", garante.