Mutirão de calçamento já está presente em ruas de Catanduvas

A Secretaria de Transportes, Obras e Agricultura de Catanduvas lançou o projeto no final de 2009. E o resultado do mutirão de calçamento já está sendo visto na prática em duas ruas do município. A ideia é simples, basta o morador custear os gastos de mão de obra e pedra para ver o trecho em frente à casa calçado. Já a Prefeitura faz os demais investimentos, que chegam a até 60%, dependendo da infraestrutura necessária para iniciar a colocação das pedras.

A união de esforços entre comunidade e poder público busca a pavimentação de vias que ainda são de estrada de terra. A intenção vem dando certo. Até agora, a Rua Olavo Bilac, no Bairro Centro Oeste, e a Rua Luiz Forquezato, no Bairro Cidade Jardim, estão sendo calçadas. "Nós queremos arrumar, no mínimo, quatro frentes de trabalho, colocando o calçamento em quatro ruas diferentes", estima o secretário Alberto Broll.

A execução das obras ocorre da seguinte forma: os moradores da rua se mobilizam, aderindo à parceria, e entram em contato com a Prefeitura. Assim, o poder público se compromete com a tubulação da rede fluvial, preparação da base, meio-fio, canteiro central, pedrisco e o projeto de engenharia. Em contrapartida, os moradores compram os paralelepípedos e contratam a mão de obra para a formação do calçamento.

Conforme o secretário, o custo da pedra é de R$ 12 o metro quadrado e R$ 5 a mão de obra. Alberto diz que o valor pode ser pago em até quatro vezes. "O que a gente pede é que os moradores se reúnam, cheguem a um acordo e entrem em contato com a Prefeitura para começar a preparar a rua".