Comandante aponta medidas que podem evitar incêndios

 

Preocupado com o grande índice de queimadas, o comandante do Corpo de Bombeiros de Catanduvas, Inuir Girardi, apontou nesta semana algumas medidas que podem evitar o surgimento de incêndios. O mato seco, aliado às altas temperaturas, são situações que preocupam o quartel. Segundo o comandante, até duas chamadas relacionadas ao fogo são recebidas por dia. "Os riscos de incêndios em vegetações secas e nas proximidades das rodovias são bem grandes", alerta.

Com a intenção de diminuir o surgimento dos focos, Inuir lança alguns conselhos. Ele diz que as pessoas devem evitar atear fogo em materiais como lixo, "sem se preocupar com a completa extinção das condições de fogo". O comandante ainda orienta a população a não soltar foguetes, rojões e até mesmo lançar tocos de cigarro próximos às vegetações.

Além da preocupação externa, ele aproveita para destacar outro cuidado importante, que muitas vezes acaba ficando de lado. "Faça uma limpeza e verifique as condições de uso de seu fogão a lenha e cano", indica. "Não faça queimadas sem acompanhamento e adoção de todos os procedimentos legais e necessários, para prevenir a propagação descontrolada do fogo", finaliza.