Secretaria de Saúde alerta sobre doenças virais

A Secretaria de Saúde de Catanduvas alerta a comunidade sobre uma doença viral parecida com a dengue, a febre Chikungunya. O setor alerta a comunidade sobre as medidas de prevenção da doença.

Conforme a Enfermeira Aline Romanini, a febre Chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue e pode se manifestar clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica. Os principais sintomas das doenças são: febre alta, cefaléia, dor muscular, exantema.e dor nas articulações que pode durar meses ou anos em certos casos.

A Responsável pela Vigilancia Epidemiologica, Leonora Rinas alerta a população sobre a recomendação para prevenção da doença. “Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, antenas parabólicas, vasos de plantas, bromélias, recipientes, entulhos, entre outros. Por isso, seja consciente com seu lixo, adote medidas simples no próprio domicílio e arredores ajudando assim a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença”, explica.

No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o Chikungunya para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Até o momento foram confirmados aproximadamente 682 casos, nos estados da Bahia, Minas Gerais e Amapá. Diante do risco de ocorrência de epidemia de dengue e Chikungunya no país destacamos a necessidade de realizarmos ações direcionadas a esse problema.