Festa do Chimarrão: raízes culturais de Catanduvas

Em setembro de 1999 aconteceu a primeira edição da Festa do Chimarrão. O prefeito da época, Sérgio Luiz Bortolon percebendo a carência de um evento de renome para o município, buscou parcerias com as cinco ervateiras e juntamente com a comunidade organizaram a festa que entrava para a história de Catanduvas. A primeira edição já pode ser considerada um sucesso.

Projetada para acontecer a cada dois anos, no ano de 2001, o então prefeito Emilio Albanil Rodrigues contou novamente com a parceria das ervateiras e de toda a comunidade para promover a segunda edição da Festa do Chimarrão. Em 2003, sob a mesma administração, o evento acontecia pela terceira vez.

A cada edição da Festa do Chimarrão se observava um crescimento maior do evento, novas parcerias iam sendo feitas e o sucesso da festa aumentava a cada edição. A Festa do Chimarrão passou a ser um marco cultural que fez com que Catanduvas ficasse mais conhecida no estado de Santa Catarina e em outros estados do Brasil.

No ano de 2005 foi a vez do prefeito Diomar Begnini organizar o evento que novamente contou com as parcerias feitas anteriormente. Em 2007 seria o ano da 5º Festa do Chimarrão, que foi adiada para o ano seguinte, em 2008, sendo realizada no mês de março, fazendo parte das comemorações alusivas ao aniversário de Catanduvas.

Em 2009, seguindo o cronograma que havia sido determinado na primeira edição, de que a Festa do Chimarrão aconteceria a cada dois anos, a prefeita Gisa Giacomin, em parceria com a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), Ervateiras e comunidade realizou a 6ª Festa do Chimarrão.

Foi assim também em 2011, sendo que no ano de 2013, devido a outros investimentos necessários para o município, o evento não foi promovido.

Mas, em 2015 o evento deve superar as demais edições, sendo que a Comissão Organizadora tem expectativas de ser a maior edição da festa.

Ervateiros, pioneiros na promoção da festa, falam sobre o evento

Divo Guerra, Presidente do Sindicato do Mate de Catanduvas e proprietário da Ervateira Jacutinga lembra com carinho do tempo em que o evento era promovido pelas ervateiras do município e pela Prefeitura.

“Naquela época não era difícil, pois a economia era mais forte e a festa mais modesta. Hoje o custo de uma festa é muito alto e com a situação dos municípios é um desafio. Mas, a festa se pulverizou, não está tão focada nas ervateiras, ela envolve todos os setores e defendo a ideia que gradativamente temos que envolver todos os setores, como transporte, comércio, madeireiros”, comenta.

Divo diz ainda que a festa é um ponto positivo para o município. “A festa vem crescendo em cada edição, projeta o município no estado, não é um evento feito para as ervateiras. Ainda se tem uma certa dissonância do que se pensa e o que é realidade dos fatos. A quem pense ainda que a prefeitura investe na festa para melhorar a situação dos ervateiros. No entanto, a festa do chimarrão, que é realizada como em outros municípios com outros produtos, já que o setor é importante para a econômica do município e para a sociedade”, explica.

O ervateiro convida toda a comunidade para participar da festa, de maneia saudável e parabeniza a organização da festa e a administração municipal.

O ervateiro Obiratan Carlos Bortolon, da Erva Mate Verdinha comemora a realização da festa. “A cada dois anos o evento promove o nome do município e de dos produtos que estão expostos. Hoje a festa está mais bonita e as pessoas mais envolvidas”, ressalta.

Parque de Aventuras promete atrair os jovens

Pela primeira vez sendo Presidente da CCO da Festa do Chimarrão, Aramis Heberle Junior sente-se realizado. “Conseguimos vender a grande maioria dos stands, pagar todas as despesas que seria da CCO, com estas vendas e patrocínios”, explica.

Aramis diz ainda que neste ano uma grande festa será feita, pois a comunidade merece. “Estamos inovando com o parque de aventuras, que em nenhuma festa da região ofereceu. É uma inovação para que o jovem tenha mais opções de o que fazer na festa, para que durante todo o dia tenha várias atividades”, conclui.

Prefeita Gisa Giacomin diz que 8ª edição será a maior já realizada

Há um dia que antecede a festa, a Prefeita Gisa Giacomin avalia o Desenvolvimento das edições da Festa do Chimarrão. de acordo com ela, a festa cresce a cada edição, tanto na participação, no esforço dos empresários, o desempenho dos funcionários e da participação da comunidade.

“Em época de crise você tem que se empenhar mais, investir mais e neste ano contamos com uma equipe da CCO que está de parabéns. Muitos empreendedores veem na crise uma oportunidade de crescer, por mais que a crise também seja ético-econômico e política. Mas esta será a maior festa, por mais que enfrentamos momentos difíceis financeiramente. A festa é toda população, de todos os empresários em prol de uma das nossas riquezas que é a erva mate. As atrações deste ano também são grandiosas e variadas. dobramos a quantia de camarotes e expositores internos”, conclui a prefeita.