Secretaria de Saúde realizou o projeto “Ensinando Emoções, cinema e brincadeiras”


A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas, através do ESF Central, desenvolveu o projeto “Ensinando Emoções, cinema e brincadeiras”. O projeto foi coordenado pelas psicólogas Franciele Butzen e Adelita Haro.
No total, foram seis encontros aonde o enfoque principal era “auxiliar as crianças a trilharem um caminho de autoconhecimento, para que possam reconhecer e demonstrar a maneira como se sentem. O autoconhecimento promove o desenvolvimento da regulação emocional, que promove o auto respeito, sendo este a condição para o sujeito respeitar o outro também. Fazendo com que assim as crianças aprendam a lidar melhor com seus sentimentos”.
As atividades foram desenvolvidas utilizando recursos lúdicos tendo como base “Curso Oficina das Emoções e no Filme Divertidamente da Pixar”. As psicólogas reforçaram que “Walz explica que utilizar o cinema como ferramenta psicoterapêutica permite ao psicólogo apoiar-se na imagem, na música, nas cores, nos personagens, nos espaços e nos elementos teatrais. Além disso, o cinema tem o poder de facilitar a compreensão de si mesmo e realizar o que é chamado de descarga emocional”.
O encerramento das ações com as crianças e palestra aconteceu nas dependências daEscola Augustinho Marcon.