Educação em Tempo Integral: Rumo a um Futuro Sustentável e Tecnológico

É com grande entusiasmo que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Catanduvas anuncia o lançamento de um projeto educacional inovador em nossa comunidade!


No dia 04/03/2024 , na E.M.E.B Professor Vitoldo Alexandre Czech, cerca de 60 alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, serão atendidos no projeto de Educação em Tempo Integral: Maker Kids – Projetando o Futuro.

Estamos trazendo uma abordagem de educação em tempo integral que não apenas prepara nossas crianças para o futuro, mas também as capacita a serem agentes de mudança em um mundo em constante evolução. Em nossas salas de aula a tecnologia é uma ferramenta para a criatividade, e os alunos são incentivados a questionar, experimentar e criar. O projeto de educação em tempo integral vai além das fronteiras tradicionais, com atividades extracurriculares baseadas na Cultura Maker, nossos alunos se tornam engenheiros de ideias, artistas da inovação e exploradores do futuro.


Nas últimas semanas várias ações foram desenvolvidas para integrar a comunidade escolar e garantir o sucesso do projeto:
No dia 23/02/2023 as Professoras do Projeto, juntamente com a Assessora Pedagógica do município Valéria Ribeiro e a Coordenadora do Projeto Ana Andréia Bortese Silvestri, realizaram uma visita inspiradora as SESI/SENAI de Joaçaba, instituição essa, parceira do projeto no município. Durante o momento todas puderam observar os laboratórios de aprendizado MAKER e as diversas inovações que a unidade oferece, bem como, ocorreu a troca de ideias inovadoras e o firmamento de uma parceria primordial na área de tecnologia. Com o apoio do SESI/SENAI, nossos alunos terão acesso a recursos de ponta e orientação especializada, preparando-os para se destacarem na era digital.


Inspirados pela Cultura Maker e visando promover uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade ambiental , as professoras do projeto Raina W.M da Silva, Marilene de Oliveira e Franciele Medeiros, lançaram uma campanha de coleta de matérias recicláveis , onde os alunos e a comunidade escolar foram motivados a reunir materiais que seriam jogados no lixo para reutilizar nas aulas do projeto. Cada item coletado não apenas alimenta a criatividade, mas também promove uma comunidade mais consciente.


Quando integramos a Cultura Maker , o famoso “faça você mesmo”, com a Educação em Tempo Integral, estamos criando um ambiente educacional mais humanizado, centrado no aluno, que promove o desenvolvimento integral da criança, capacitando-os a se tornarem cidadãos ativos, criativos e compassivos. O projeto está sendo planejado com muito carinho e comprometimento pensando no futuro e desenvolvimento de nossas crianças, destaca Ana Andréia