Chuvas intensas alagam Centro de Catanduvas

Dono de mecânica lamenta prejuízos de milhares de reais devido à enchente da última semana

Segundo Edivino de Oliveira (Edi), são pelo menos três anos de drama. A cada chuva mais intensa, água que ultrapassa os joelhos dentro da mecânica, localizada no Centro de Catanduvas. "A chuva da semana passada fez a água atingir uns 80 centímetros de altura", lembra Edi, lamentando prejuízos de milhares de reais. "Os carros que estavam dentro molharam tudo. Ficaram cheios de barro".

A enchente citada por ele ocorreu exatamente há uma semana. Quinta-feira, dia 2, uma chuva torrencial caiu sobre o município. Um misto de água e lama descia pela Praça da Igreja Matriz, cruzava a Rua Duque de Caxias e vinha como um rio em direção à mecânica, que, para piorar, fica abaixo do nível da rua. Edi chegou a fazer um buraco na parede de trás para que a água escoasse de dentro do local.

Insatisfação e revolta são alguns dos sentimentos do empresário, inconformado com o descaso. "Isso é uma vergonha. O cara paga os impostos todos em dia e olha o que acontece", questiona. Para completar, nesta terça-feira, dia 7, com mais uma pancada forte de chuva, a mecânica foi tomada pela água novamente. "Mais uma vez estamos limpando o estrago", disse Edi logo após a enxurrada.

Esgoto entra em residência

Moradora da Rua da Paz, Centro da cidade, Marlei Freitas diz estar cansada de conviver com o cheiro de esgoto dentro de casa. Não bastasse o odor, a própria água da tubulação subterrânea está entrando na residência através dos ralos. "Esse ano já é a terceira vez que ocorre", lamenta.

Na tarde de terça, ela novamente precisou arrastar os móveis e enxugar a água, que invadiu a moradia ao subir pelos ralos do banheiro e lavanderia. Ela conta que já reclamou com os responsáveis pela Casan do município, mas até o momento, nenhuma providência, no sentido de resolver o problema, foi tomada, se tornando um verdadeiro descaso.

Secretaria procura resolver os problemas

O secretário de Infraestrutura de Catanduvas, Alberto Broll (Beto), diz que a equipe está empenhada para resolver os problemas. Ele informa que há o projeto de uma galeria. No entanto, os recursos ainda não foram liberados. Como alternativa para diminuir o acúmulo de água no Centro, a ideia, segundo o secretário, é "colocar uma tubulação mais forte na Rua Ipê. Isso vai diminuir a quantidade de água que cai na Rua Duque de Caxias", estima.

Sobre o esgoto retornando pelos ralos de algumas casas, Beto explica que os motivos são as ligações das redes das residências na própria rede fluvial. "O que é de responsabilidade da Prefeitura é manter as bocas de lobo abertas, para que a água possa escorrer normalmente", diz. De acordo com ele, vários bueiros já foram desobstruídos nas últimas semanas, mas ainda restam outros.

O secretário aproveita para pedir a colaboração da própria comunidade. Segundo ele, não adianta a Prefeitura desobstruir os locais e a população não cuidá-los. "Temos muitas pessoas boas, que conservam. Mas também muitas que não dão muito valor a este cuidado. A gente pede para que todos se preocupem com os entulhos. A própria terra, que às vezes o pessoal varre na rua, acaba entupindo as bocas de lobo".