Catanduvas promove primeiro encontro de trabalhadores e empresa para reciclagem no município

O primeiro encontro do Projeto Tecendo Rede de Reciclagem foi realizado na quinta-feira, dia 09, em Catanduvas. O projeto visa acompanhar os trabalhadores que farão a separação de material reciclável no município para a formação da associação e segmento da atividade.

Na ocasião, a empresa que está auxiliando os trabalhadores expos como a atividade será desenvolvida em Catanduvas. O município já está criando a associação, onde todos os trabalhadores que coletam lixo reciclável farão parte.

A representante da Unochapecó Luciane Campagnolo, explicou todos os passos para a formação da associação aos integrantes. “O projeto alavanca uma oportunidade para promover avanços na busca de soluções na preservação do meio ambiente, já que sua finalidade principal é fomentar a construção da rede de catadores da região oeste de Santa Catarina, a partir dos territórios em construção e fortalecer as organizações e empreendimentos econômicos solidários, constituídos principalmente por catadores de materiais recicláveis em situação de extrema pobreza”, explica.

Segundo a Prefeita Gisa Giacomin, mais uma etapa do projeto está em andamento. “Mais um sonho sendo realizado em Catanduvas. A preocupação com o meio ambiente já está saindo dos papéis em muitos municípios e vendo isso acontecer aqui é motivo de orgulho e de responsabilidade. Em breve o município vai contar com a coleta seletiva do lixo e a separação para reciclagem, despertando em todos os munícipes a responsabilidade em fazer a sua parte para contribuir com o meio ambiente resultando na própria qualidade de vida”, finaliza a prefeita.

O projeto está sendo desenvolvido através de parceria com a Unochapecó, que prestará assessoria técnicas para a associação, por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e a universidade.