Realização de 04 dias de Palestras para Profissionais da Educação, foi marcada por interações e muito aprendizado

Entre os dias 18 e 21 de Julho, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou um encontro oferecido aos servidores da Rede Municipal de Ensino. A programação completa ficou assim:

Dia 18, palestra: Protocolo de Regularização para a Terapia Individual em Psicologia e o que saber para encaminhar, com as psicólogas da Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas; Gislaine da Silva e Franciele Butzen. Dia 19, Formação Continuada com todos os Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Catanduvas, com a Professora Alana da Equipe da Fernanda Schneider, revendo algumas teorias como a de Loris Malaguzzi, Montessori, Paulo Fochi, para elaborar o próximo Planejamento.

Dia 20, Palestra com a Psicóloga Franssoize Carvalho Spader – Marcos do Desenvolvimento Infantil e os Possíveis Atrasos, Como Proceder, ministrado para Professores da Educação infantil, cuidadoras e estagiárias. E dia 21, para todos os Professores, cuidadoras, estagiárias e demais colaboradores da Secretaria de Educação e Rede Municipal de Catanduvas, com a Palestra Gestão das Emoções com Salete Zagonel do SENAC e com o palestrante Willer Barcelos; O Profisional do Futuro.

Durante o evento, exemplos práticos da vida e conduta de Jesus, diante de seus apóstolos e da comunidade, serviram de modelo para ilustrar ações cotidianas dos tempos atuais, que fazem a diferença na vida pessoal e carreira profissional.

Conforme Barcelos; “O Evangelho segundo Mateus, apresenta os perfis dos apóstolos e suas falhas como seres humanos, erros de condutas no dia a dia, mas que tiveram por parte de Jesus, compreensão e incentivo para suas melhorias e evoluções. Sem estes, os seus próprios apóstolos continuariam cometendo os mesmos erros de antes de encontrar Cristo. Jesus viu neles, não o que eles eram, mas sim o que poderiam se tornar”.

Continuou: “Por isto deixo duas reflexões importantes: primeiro, por vezes o crescimento que eu quero para mim está ligado com aquilo que eu não gostaria ou não estou motivado a fazer. Eu aconselho que o desanimo e a desmotivação não sejam mais fortes do que a vontade, o desejo de prosperar, de alcançar o crescimento desejado através do seu próprio esforço. E segundo; quando Jesus partiu disse que voltaria e deixou um sentimento de ‘esperança’ na população mundial. É isto que sugiro a vocês, não apenas terem, mas propagarem esperança. Tudo na vida é questão de escolhas e, tendo esperança e dedicação, é possível à todos, alcançarem seus sonhos”.

Ao final do encontro, que contou com ótima participação dos presentes, Barcelos deixou três conselhos: O cuidado, zelo e amor pelas suas famílias. “A rede de ensino é importante, a empresa em que trabalhamos é importante, mas o zelo pela família é fundamental”, frisou. Ainda, o cuidado com a saúde, pois sem esta, tudo o mais padece e, finalmente, para que todos tentem ser o melhor naquilo que fazem. “Seja o melhor pai, a melhor mãe, o melhor professor, o melhor zelador, enfim, o melhor profissional no seu setor. Sendo o melhor ser humano possível, você influencia todos ao seu redor com exemplos positivos, e isto, é uma característica do Profissional do Futuro”. Finalizou.