Unidades da rede municipal de ensino terão vigilantes a partir de segunda-feira, dia 10.

O executivo de Catanduvas convocou para quinta-feira, dia 06, toda a comunidade escolar, os órgãos de segurança e apoio para uma importante reunião que teve como ênfase a discussão de medidas a curto, médio e longo prazo visando a segurança na rede de ensino do município. O encontro ocorreu um dia após ao ataque por um indivíduo a uma creche na cidade de Blumenau (SC), que deixou quatro crianças mortas e quatro feridas.

A reunião que aconteceu nas dependências do legislativo municipal contou com a presença de representantes do executivo, da secretaria de educação, da direção das unidades escolares da rede municipal, estadual e particular, vereadores, polícia civil e militar, corpo de bombeiros e membros dos conselhos municipais de desenvolvimento e de educação. Na oportunidade foi informado que a partir de segunda-feira, dia 10, todas as unidades escolares do município (escolas e creches) terão um vigilante durante os períodos de atividades escolares. Essa será uma medida emergencial, porém será analisada a possibilidade da contratação de empresa especializada.

Outra medida pontuada é que todos os protocolos de segurança das unidades serão revistos, bem como a comunidade escolar poderá sugerir melhorias e adequações. “Atualmente todas as escolas e creches do município contam com alguma medida protetiva, porém passam neste momento por uma reavaliação. Tais como a implantação de mais câmeras de segurança, portões e fechamentos eletrônicos e vigilantes profissionais. Reforço e revisão de muros, cercas, grades e portões em todas unidades”, ressaltou a secretária de educação, Veroni Dallapria.

Entre outras sugestões que serão viabilizadas a partir de agora e que foi uma sugestão da Polícia Militar é o Policiamento Escolar, bem como: criação de uma comunicação direta entre escola e polícia através de dispositivos de pânicos como sirenes e projetos que visem orientar e trabalhos de prevenção e conscientização através de projetos como Escola de Pais, de recuperação de dependentes, atividades de esporte e lazer.