Caminhada do autismo reuniu grande número de participantes

A primeira caminhada pela conscientização do autismo realizada no sábado, dia 22, em Catanduvas reuniu um grande número de participantes. O evento que fez parte de uma série de ações em prol da disseminação de informações foi coordenado pela Secretaria de Saúde do município.
Segundo a secretária de saúde Marisete Luvison Marcon “o evento foi emocionante, reuniu famílias, pais, amigos e profissionais da saúde. Infelizmente, nossa sociedade ainda não conhece muito bem o espectro. A falta de informação cria muitos desafios para os autistas e seus familiares, além disso, esse desconhecimento tende a atrasar o diagnóstico. A conscientização do autismo é o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas e seus cuidadores”, destacou ela.
Autismo: O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.